EXAMES AUDITIVOS
AUDIOMETRIA
A audiometria é um exame que avalia a audição. É realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, com o paciente dentro de uma cabine acústica, visando isolá-lo do ruído ambiental e utiliza o equipamento chamado audiômetro.
AUDIOMETRIA OCUPACIONAL
É uma audiometria realizada para fins de trabalho. Pode ser solicitada em várias situações: admissão, revisional, troca de função e demissão.
O acompanhamento da Audiometria fornece dados para a empresa planejar e monitorar do Programa de Conservação Auditiva (PCA), parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
IMITANCIOMETRIA
É um exame rápido e objetivo. É muito importante para avaliar o funcionamento da Orelha Média (Tímpano e Ossos do Ouvido), principalmente durante e após um quadro de Otite (infecção). Pode ser realizado em adultos e crianças. Consulte seu médico e realize o exame com um Fonoaudiólogo!
TESTE DA ORELHINHA
Simples, rápido, indolor e objetivo.
É colocado uma sonda de borracha macia no conduto auditivo do bebê, e o equipamento faz a análise automática da audição.
Todo bebê merece esse carinho!
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
A avaliação do processamento auditivo central deve ser feita após avaliação audiológica básica: audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria.
Para avaliar o processamento auditivo central, são realizados testes especiais comportamentais utiliza-se estímulos verbais (sílabas, palavras e frases) e não verbais especialmente gravados em CD de modo a permitir a apresentação de sons com distorções.Esta avaliação tem por objetivo medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e não verbais em condição de escuta difícil (não favorável). Desta forma, pode-se inferir sobre a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação, determinar as inabilidades auditivas, ter um parâmetro de medida quantitativo da qualidade da audição e contribuir no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos da comunicação oral e escrita.
EXAMES ELETROFISIOLÓGICOS:
BERA
O BERA é um exame que registra a atividade elétrica da via auditiva até o sistema nervoso central. Também conhecido como “Audiometria de Tronco Cerebral”, analisa a integridade da via que o estímulo auditivo percorre deste o labirinto e nervo auditivo até o tronco encefálico, região esta, responsável pela integração das informações para o cérebro.
Este exame deve ser realizado com o paciente em sono natural. Informe-se sobre orientações de preparo.
Recomendações e preparo:
1. Recomendamos que o paciente traga exames anteriores para auxiliar na avaliação (todos!).
2. O sono durante o exame é fundamental:
Adultos: total relaxamento e calma para o exame.
Crianças: é necessário que o paciente esteja dormindo durante a realização do exame, por isto, se o paciente não dormir, o exame será reagendado. Para isso, a criança deve ser mantida acordada na noite anterior ao exame (o máximo possível). Se a criança mora em outra cidade e irá viajar até Canoas, deve ser mantida acordada durante o trajeto. Poderá ser usado: bico, mamadeira, paninhos, travesseiros, cobertas, bichinhos, para que a criança possa dormir naturalmente (os mesmos devem ser trazidos para ajudar na realização do exame).
P300
Esse exame tem por objetivo avaliar as áreas auditivas cerebrais relacionadas com a capacidade de aprendizado (função cognitiva), memorização e atenção. Ele é muito usado em alunos com distúrbios de aprendizagem, idosos com demências e pacientes com dificuldade de entender a fala. Serve tanto para diagnóstico como para controle de evolução e tratamento. O paciente fica acordado e prestando atenção para contar estímulos sonoros que lhes são oferecidos ocasionalmente.
AUDIOMETRIA INFANTIL CONDICIONADA - VRA
Esta audiometria é realizada em crianças, entre 6 meses e 5 anos de idade, de forma lúdica.
Através de uma brincadeira previamente estabelecida com a criança, onde ela realiza determinada atividade motora (encaixe de brinquedo, apertar um botão ou colocar objetos em recipientes) no momento em que ouvir o som.
A audiometria lúdica pode ser realizada com reforço visual, onde ocorre a apresentação de um estímulo sonoro seguido de um estímulo visual para condicionar a criança. Esta técnica – chamada VRA - é aplicada com crianças menores. Nesta técnica, a criança é estimulada a procurar o estímulo visual (luz) a partir de um estímulo sonoro.
ACUFENOMETRIA
A acufenometria destina-se a investigar as repercussões do zumbido na vida do paciente. A avaliação é realizada através de questionamentos e apresentação de estímulos sonoros com o intuito de determinar a frequência (tipo de som - grave ou agudo) e a intensidade (volume) do zumbido, assim como os valores de desconforto ao som. Esta avaliação auxilia na determinação do melhor método para o tratamento do zumbido.
GANHO FUNCIONAL DO APARELHO AUDITIVO
O ganho funcional é utilizado na validação do processo de adaptação de próteses auditivas. Realiza-se uma audiometria através de caixas de som, no ambiente da cabine, promovendo a avaliação da diferença (em decibels) entre os limiares auditivos com e sem o aparelho auditivo. É um método subjetivo, que necessita da colaboração do paciente. Tal medida psicoacústica reflete o que o indivíduo escuta, proporcionando uma descrição verdadeira do ganho efetivo do aparelho auditivo para o indivíduo.



